Tênis de Corrida: Como escolher?

Imagine só se você pudesse ter acesso a uma atividade física que te garantisse melhor qualidade de vida, mais disposição e energia para encarar a rotina pesada da semana e, o melhor: que pudesse ser praticada ao ar livre e em qualquer hora do dia? 

 

Bom, isso tudo é possível através da corrida. Mas fique ligado, pois é importante estar preparado e com o tênis certo para isso! 

 

O uso de tipos de tênis inadequados, por exemplo, pode causar sérias consequências, como: deformidade nos pés, dores e sérias lesões. Sendo assim, para evitar esse tipo de situação, separamos algumas orientações que você deve seguir para escolher o tênis ideal. Vamos lá?

 

Analise o seu tipo de pisada

 

Analisar o seu tipo de pisada será um fator chave para comprar o tênis ideal! O calçado correto para praticar exercícios fará toda a diferença, pois garantirá o conforto e a segurança dos seus pés. 

 

Confira agora quais são os 3 tipos de pisada que existem e o par de tênis ideal para cada um deles:

 

  • Pisada pronada:  tipo de pisada comum em 50% da população mundial e frequente entre mulheres que é mais comum em mulheres. Esse tipo de pisada ocorre com o lado esquerdo do calcanhar e finaliza nas regiões próximas do dedão. No momento em que a parte de fora do calcanhar toca o solo, o pé inicia uma rotação grande para dentro, ou em alguns casos, um pouco mais para a parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto das pontas dos dedos.

 

  • Pisada neutra: esse tipo é o mais comum entre os três, ocorre com 45% da população e são os mais fáceis de escolher os tênis. Ao pisar a pessoa impulsiona a passada com a parte frontal do pé. O movimento começa com a parte externa do calcanhar o pé rotaciona para dentro, iniciando a pisada do lado externo do calcanhar e então ocorre uma rotação leve para dentro, terminando a passada no centro da planta do pé. 

 

  • Pisada supinada: é o oposto da pisada pronada e um tipo menos comum de pisada, presente em 5% da população. A pisada supinada é caracterizada pela pessoa  utilizar a parte externa do pé, em especial a parte dos dedos, para se impulsionar. Essa passada inicia o esforço no calcanhar e mantêm o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho. O ideal para esse tipo de pisada é utilizar um tênis com reforço no amortecimento, além de controle de estabilidade.

 

O que eu preciso analisar antes de comprar um tênis de corrida?

 

Existem muitos tipos de tênis que são específicos para corrida, mas, como já vimos até aqui, sua maior dificuldade provavelmente está em encontrar a melhor marca,o modelo ideal ou o melhor estilo. 

Contudo, alguns fatores precisam ser tomados como preferência nesse momento! Veja quais são os três principais:

A preferência pelo conforto

 

A marca e o preço do tênis não devem ser a prioridade nessas horas. Como já vimos anteriormente, você precisa encontrar um par de tênis que seja o ideal para o tamanho do seu pé e seu tipo de pisada. 

 

Analise a sola do calçado

É muito importante que a sola seja adequada e possibilite a sua percepção em relação ao contato com o chão. Se você comprar um tênis inadequado, provavelmente não conseguirá sentir as ações do seu próprio pé e perderá a noção de movimento.

 

Teste bem antes de comprar 

 

Essa dica é fundamental para fazer uma boa compra. Se possível, coloque o tênis e dê uma caminhada pela loja!  Além disso, lembre-se de que é sempre bom ter um par de tênis reserva, pois dessa forma você estaria evitando que o desgaste ocorresse de forma rápida.

A forma ideal de se examinar uma pisada seria a avaliação biomecânica em laboratório com câmeras bi ou tri-dimensionais e marcadores refletivos em posições específicas. Como isto não é viável para todas as pessoas, uma forma mais simples seria a análise do desgaste do solado.

O melhor é avaliar um tênis neutro, ou seja, um tênis que apresenta o mesmo suporte dos dois lados da entressola, sem nenhuma tecnologia para controle de pronação. Observe o desgaste do solado de um tênis antigo de preferência com solado reto:

 

Desgaste Uniforme: Pisada Neutra

Desgaste na Parte Interna: Pisada Pronada

Desgaste na Parte Externa: Pisada Supinada

 

Procure ajuda de um especialista no assunto!

 

Escolher tênis de corrida não precisa se tornar uma atividade complexa e chata! Se você está com alguma dúvida ou sentindo algum desconforto no pé, procure a ajuda de um bom ortopedista para o acompanhamento correto em relação ao seu condicionamento físico.

 

Nesse caso, o Doutor Eduardo Fanchin Rocha é o médico ideal para diagnóstico e tratamentos do pé e tornozelo. Além de oferecer os melhores cuidados para seu tratamento, ele também possui um artigo com ótimas orientações para os atletas que são apaixonados pela corrida! 

 

Entre já no seu blog e fique por dentro de outros assuntos que poderão ser interessantes para você! 

Eduardo

Eduardo

Comente!

Outras postagens

Doenças
Eduardo

DOR NA SOLA DO PÉ: COMO TRATAR

A fascite plantar, característica por causar dor na sola do pé, é uma condição que pode acometer parte da população ao longo da vida. A

Leia Mais »

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Ok”, você concorda com a utilização de todos os cookies.