DOR NA SOLA DO PÉ: COMO TRATAR

A fascite plantar, característica por causar dor na sola do pé, é uma condição que pode acometer parte da população ao longo da vida. A dor é originada pela inflamação da fáscia plantar, uma banda de tecido fibroso que conecta o calcanhar com os ossos dos dedos dos pés. Esta banda é recoberta por gordura, a qual tem finalidade de absorver choques e fornecer suporte à arcada plantar.

 

Sintomas da fascite plantar  

A fascite plantar ocorre normalmente entre adultos acima de 40 anos, na maior parte dos casos, de forma unilateral. A dor neste contexto se concentra principalmente na região do calcanhar, podendo ocorrer também de forma ascendente, sendo característica por ser mais intensa pela manhã e aliviar ao caminhar, porém pode se agravar com o repouso prolongado e também ao fim do dia.

 

Causas da fascite plantar 

Os fatores que levam ao desenvolvimento do processo inflamatório estão principalmente ligados à falta de alongamento da musculatura das pernas, podendo ocorrer também devido a impactos repetitivos que causam microtraumas, como atividades desportivas em carga (correr na rua com frequência por exemplo), ou uso de calçados inadequados.

Os fatores biológicos e do corpo também podem causar inflamação na fáscia plantar, como:

  • Sobrepeso, gerando carga excessiva sobre os ossos e articulações;
  • Pés chatos ou muito arqueados;
  • Padrões anômalos de marcha;
  • Retração dos músculos gastrocnêmio-solear e isquiotibiais.

 

Como é feito o diagnóstico da fascite plantar

O diagnóstico da fascite plantar pode ser feito somente por um médico ortopedista, mediante a análise física e exames de imagem, como radiografia do pé e ressonância magnética. 

A etapa do diagnóstico é imprescindível, tendo em vista que dores nos pés podem ser causadas por diferentes fatores.

 

Tratamento para fascite plantar 

Os cuidados iniciais podem envolver desde alterações no estilo de vida, focando na perda de peso em caso de obesidade, até limitação de atividade física, se for este o motivo da inflamação; podendo ser realizado o uso de palmilha ortopédica para distribuir a carga ao andar, aliado ao uso de calçados apropriados, que fornecem amortecimento para os pés.

Sessões de fisioterapia e exercícios de alongamento e fortalecimento muscular da região também podem ser indicados a depender da situação,  assim como, para acabar com a inflamação e regenerar o ligamento, podem ser indicadas terapias de ondas de choque ou injeções na região afetada.

Em casos mais complexos, é realizada a intervenção cirúrgica, denominada fasciotomia plantar. Mas não se preocupe, atualmente o procedimento pode ser realizado por via endoscópica.

 

Procure um especialista!

Todos os tratamentos apresentam melhor resultado se o diagnóstico da fascite plantar for realizado nos estágios iniciais, e claro, deve ser feito por um ortopedista especializado como o Dr. Eduardo Fanchin Rocha, garantindo o melhor tratamento possível..

O Dr. Eduardo Fanchin Rocha é ortopedista com vasta experiência na área de pé e tornozelo. Certificado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé e pela Associação Médica Brasileira de Tratamento por Ondas de Choque.

Tenha mais informações sobre as principais patologias do pé e tornozelo acessando o nosso site!

Eduardo

Eduardo

Comente!

Outras postagens

Doenças
Eduardo

DOR NA SOLA DO PÉ: COMO TRATAR

A fascite plantar, característica por causar dor na sola do pé, é uma condição que pode acometer parte da população ao longo da vida. A

Leia Mais »

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Ok”, você concorda com a utilização de todos os cookies.