Como Tratar Artrite Reumatóide nos Pés

É indiscutível o fato de que o pé é um dos membros mais importantes e também mais complexos que existem! Afinal, é ele que possui a função de sustentar o nosso corpo e de contribuir para nosso deslocamento.

Mas, é importante ficar atento! Justamente por serem considerados uma estrutura complexa que possui diversas funções e responsabilidades, é comum que estejam mais suscetíveis a lesões, artrites e outros tipos de desgaste. O pé é um membro forte, mas também é muito vulnerável. 

 

O que é artrite reumatóide e quais são os sintomas?

A artrite reumatóide é uma doença inflamatória que pode atingir várias articulações, incluindo o pé. Além disso, ela é uma doença que afeta muito mais do que apenas as articulações. Dependendo do nível da doença, ela pode atingir a pele, os ossos e até mesmo o pulmão!

Ela é um distúrbio autoimune que ocorre quando o próprio sistema de defesa do corpo ataca os tecidos. A artrite reumatóide afeta o revestimento das articulações, causando um inchaço doloroso que pode gradualmente resultar em erosão óssea e deformidade articular. 

No caso dos pés, os membros podem ficar rígidos e sem muita mobilidade. Geralmente a articulação fica sensível, quente, inchada e tudo isso ainda pode ser acompanhado por outros sintomas, como febre, perda de apetite e fadiga sem motivo. Além disso,  os ligamentos que foram enfraquecidos pela doença podem causar deformidades nos dedos deixando-os em forma de garra ou martelo.

 

Diagnóstico

Para fazer o diagnóstico de forma segura, o ortopedista analisará os seus sintomas e fará perguntas relacionadas ao seu histórico médico. Depois disso, ele examinará a pele, a forma e a flexibilidade do seu pé.

Alguns testes também podem ser solicitados para ajudar a confirmar o diagnóstico de forma mais precisa. São eles: 

  • Raios X:  este teste cria imagens de estruturas densas, como o osso e mostrará ao médico a posição em que eles estão. 
  • Tomografia computadorizada (TC): geralmente ela é usada em casos mais graves, quando os pés estão deformados e dificultam a visibilidade das articulações afetadas.  
  • Exame de ressonância magnética (RM): Uma ressonância magnética mostrará os tecidos moles, incluindo os ligamentos e tendões. 

 

Tratamento

Bom, como já foi dito anteriormente, a artrite reumatóide não tem cura! Mas, através do tratamento correto, o paciente poderá melhorar a sua qualidade de vida.

Nesses casos, os anti-inflamatórios acompanhados com exercícios fisioterapêuticos (utilizados para recuperação da mobilidade e flexibilidade dos pés) são a base do tratamento. Além disso, remédios anti-reumáticos também são de extrema importância para impedir que o sistema imunológico continue atacando e destruindo as articulações. 

Contudo, dependendo da extensão dos danos da doença, o médico poderá optar pela intervenção cirúrgica! Nesses casos, ele analisará a situação e verá o tipo de cirurgia que irá se adequar melhor com a sua situação. 

 

Procure um profissional de confiança!

 

Dr Eduardo Fanchin Rocha é um ortopedista especialista em pé e tornozelo que atua em Curitiba. Ele é certificado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia  Traumatologia, Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé e pela Associação Médica Brasileira de tratamento por ondas de choque. É um profissional experiente e rico em informações! O seu objetivo é garantir que você tenha acesso a um tratamento seguro e eficaz.

Além de oferecer o tratamento adequado para cada caso específico, ele também trabalha para que você se mantenha informado. Sendo assim, ele preparou um artigo com ótimas orientações relacionadas às  principais lesões que os atletas podem sofrer nos pés!

Entre já no blog e fique por dentro de todos os assuntos que poderão ser do seu interesse! Alguns problemas sérios de saúde podem ser evitados se você tiver a informação e a orientação certa. 

Eduardo

Eduardo

Comente!

Outras postagens

Doenças
Eduardo

DOR NA SOLA DO PÉ: COMO TRATAR

A fascite plantar, característica por causar dor na sola do pé, é uma condição que pode acometer parte da população ao longo da vida. A

Leia Mais »

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Ok”, você concorda com a utilização de todos os cookies.