Pé e tornozelo inchados: o que pode ser?

Está com o pé ou tornozelo inchado? O motivo pode te surpreender! Muitos são os fatores que podem causar o inchaço nos membros inferiores. Geralmente, a razão não é consequência de nenhum problema grave. Mas, se o inchaço continuar pode ser sinal de que algo está errado.

O termo médico para esse sintoma é “edema do pé ou tornozelo”. E, apesar de ser muito comum, é preciso ficar atento com os possíveis fatores que o causam. A fim de ajudar você a compreender melhor, listamos as principais causas para o inchaço nessas regiões. Continue a leitura para descobrir quais são.

 

Principais causas:

 

Entre as possíveis causas, as mais comuns podem ser: má circulação nas pernas, torção, infecção ou até mesmo trombose. Leia abaixo um pouco sobre cada uma delas e veja o que pode estar causando dor ou inchaço no seu pé ou tornozelo.

Torções ou lesões

Lesões ou pancadas nos pés ou tornozelos podem provocar inchaço na região.O sintoma pode vir acompanhado de dor e dificuldade em movimentar o pé, e roxidão.

 

Ficar muito tempo parado

Ficar muito tempo parado é a causa mais comum do inchaço nos membros inferiores. Ficar muito tempo na mesma posição, em pé ou sentado, reduz o fluxo sanguíneo até os pés e tornozelos, causando o edema.

 

Má circulação nas pernas e pés

Não ter uma boa circulação nas pernas e pés também está entre as causas mais comuns para o inchaço. É natural que, com o envelhecimento, as veias percam sua capacidade de bombear o sangue. Esse problema pode causar um acúmulo de sangue nas pernas e pés.

 

Linfedema

Neste caso, o inchaço acontece quando existe um acúmulo de líquido entre os tecidos, fora dos vasos sanguíneos, que acontece devido a retirada de gânglios linfáticos ou alteração nos vasos linfáticos.

 

Insuficiência venosa

A insuficiência venosa também pode causar inchaço nos pés e tornozelos. Quando as válvulas que ajudam a direcionar o sangue para o coração não funcionam como o esperado, o sangue dos membros inferiores não consegue enfrentar a gravidade e retornar para o coração, se acumulando nas pernas e pés.

 

O que fazer?

Nenhuma pesquisa na internet é capaz de diagnosticar o seu problema como um médico. Mas, no caso de lesões ou má circulação causada pela falta de movimentação, aplicar gelo no local do inchaço e botar os pés para cima, pode aliviar o sintoma.

Fique atento: se o inchaço no seu pé ou tornozelo for acompanhado de outros sintomas como dor, vermelhidão intensa ou dificuldade para caminhar ou persistir por mais de um dia, é hora de procurar um especialista.

 

Vale lembrar que o inchaço em um ou em ambos os membros inferiores é muito comum, mas, apenas um Ortopedista e Traumatologista é capaz de fazer um diagnóstico adequado. O tratamento feito da maneira correta é o que vai garantir a recuperação do paciente.

 

“Nosso principal objetivo é garantir que nossos pacientes tenham acesso ao diagnóstico ortopédico preciso do pé e tornozelo e recebam o tratamento adequado.”, destaca Dr. Eduardo Fanchin Rocha, especialista em patologias do pé e tornozelo.

 

Graças aos avanços na medicina, as opções para um diagnóstico e tratamento estão cada vez mais eficientes. Acesse o site do Dr. Eduardo Rocha para saber mais sobre fraturas e outros tratamentos.

O Doutor Eduardo Fanchin Rocha é especialista em patologias do pé e tornozelo e atende na Clínica Artro, em Curitiba.

Eduardo

Eduardo

Comente!

Outras postagens

Doenças
Eduardo

DOR NA SOLA DO PÉ: COMO TRATAR

A fascite plantar, característica por causar dor na sola do pé, é uma condição que pode acometer parte da população ao longo da vida. A

Leia Mais »

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Ok”, você concorda com a utilização de todos os cookies.