O Halux Valgo , conhecido vulgarmente como Joanete,  é a desordem mais comum do pé do adulto.  A deformidade não é devida ao crescimento ósseo, mas a um desvio dos ossos do dedão que se expressa como uma saliência na região de dentro do pé.

Dois fatores principais estão nitidamente associados ao desenvolvimento do joanete: a presença de deformidade na família e o hábito de usar calçados inadequados, sobretudo os de salto alto e bico fino

É estimado que 33 % da população urbana tenha algum grau dessa deformidade. A incidência é muito menor (em torno de 2%) entre indivíduos que não têm o hábito de usar calçados fechados, como os índios.

Dentre os principais sintomas do Joanete estão:

  • Dedão do pé virado em direção aos outros dedos
  • Inchaço , dor e vermelhidão na junta em torno do dedão
  • Calosidades com deformação dos calçados
  • Dificuldade  para o uso de calçados fechados

 

Tratamento de joanete:

Tratamento clínico: Indicado para pacientes com deformidades iniciais e menores, onde a principal orientação é a mudança nos tipos dos calçados do dia a dia.

Tratamento cirúrgico: As técnicas para correção desta deformidade são diversas e variam conforme o grau da deformidade e a idade dos pacientes. As inovações  recentes possibilitam uma recuperação mais rápida e menos dolorosa.  Nos primeiros dias após a cirurgia já é permitido o apoio com calçados ortopédicos com solados rígidos para atividades de baixa demanda, principalmente domiciliares. Após 30 dias da cirurgia já é orientado o retorno ao uso dos calçados convencionais macios, possibilitando que os pacientes gradativamente retomem suas atividades habituais.

Atualmente o tratamento cirúrgico tem um alto índice de satisfação com baixa incidência de complicações.

Dr. Eduardo Fanchin Rocha

Dr. Eduardo Fanchin Rocha

Ortopedia e Cirurgia do Pé e Tornozelo / CRM: 15793

Uma resposta

Comente!

Outras postagens

Doenças
Eduardo

DOR NA SOLA DO PÉ: COMO TRATAR

A fascite plantar, característica por causar dor na sola do pé, é uma condição que pode acometer parte da população ao longo da vida. A

Leia Mais »

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Ok”, você concorda com a utilização de todos os cookies.