Caracteriza-se pelo desgaste da cartilagem (artrose) do hallux (dedão do pé) com formação de bicos, protuberâncias ósseas e rigidez. A evolução da doença pode causar o bloqueio completo do movimento.
Pode ser ocasionado por traumas de repetição com lesões na cartilagem que resultam no desgaste precoce da junta do dedão.
O tratamento sem cirurgia é indicado nos casos leves e iniciais, onde a dor é esporádica, com nenhuma ou mínima perda do movimento, no qual há o uso de medicação anti-inflamatória, a imobilização temporária, a modificação do tipo de calçado.
O tratamento cirúrgico é indicado na maioria dos casos, principalmente quando existe perda do movimento e a dor torna-se um sintoma constante.
Sesamoidite
Os ossos sesamóides são dois ossinhos localizados nos pés, na região plantar na base do dedão, ao redor do primeiro metatarso.
Quando esses ossos inflamam, causando dor e incômodo ao paciente, o termo sesamóidite é utilizado.
Entre as causas mais comuns estão: treinos excessivos em atletas, uso excessivo de salto alto, sobrecarga por obesidade, alterações anatômicas como no pé cavo .
O tratamento é baseado na identificação da causa associado a modificação de alguns hábitos e redução dos fatores de risco.
A maioria dos pacientes evolui bem com medidas conservadoras, ou seja não cirúrgicas. O Tratamento por Ondas de Choque pode ser indicado nos casos mais persistentes.
Se você está sentindo alguma dor na região dos pés, procure um Ortopedista Especialista em Pé e Tornozelo.