Entorse de tornozelo e instabilidade ligamentar

A entorse (ou torção) do tornozelo é uma lesão que ocorre com muita frequência, afinal, ela pode ser o resultado de atividades simples do dia a dia. Nesse tipo de entorse, os ligamentos do tornozelo são alongados a ponto de serem rompidos, ou seja, eles são forçados a cumprir uma atividade que está além da sua função

Como já foi dito anteriormente, essa lesão ocorre em situações típicas do nosso cotidiano, como: quando pisamos em falso em um terreno irregular; quando não vemos um degrau e tropeçamos, ou, quando simplesmente caminhamos da forma errada. Além disso, os atletas de esportes de impacto também são vítimas frequentes desse tipo de lesão!

Para evitar esse tipo de entorse, você precisa ficar atento a cada sintoma. E claro, assim que houver os primeiros sinais de dor, o ideal é procurar um especialista e buscar tratamento. Dessa forma, você evitará que o grau evolua!

 

Quais ligamentos são afetados na entorse do tornozelo?

A torção no tornozelo gera a lesão ligamentar, ou seja, ela  lesiona os ligamentos (estruturas de tecido que são responsáveis por ligar os ossos).    

Antes de falar sobre os ligamentos que são mais afetados na região do tornozelo, é importante saber que eles podem ser divididos em três grupos. São eles: 

  • Ligamentos laterais – localizado na parte de fora do tornozelo;
  • Ligamentos mediais – localizado no interior do tornozelo;
  • Ligamentos sindesmóticos – ligamentos responsáveis pela união da tíbia com a fíbula

 

Bom, agora podemos falar dos tipos de entorses que ocorrem nesses ligamentos. Inclusive, há dois tipos principais que iremos analisar: a inversão e a eversão.  

No caso da inversão, a planta do pé da vítima vira quase totalmente para dentro. Nessa torção em específico, ocorre a lesão dos ligamentos laterais. 

Contudo, já no caso da eversão, ocorre justamente o oposto do processo anterior. Nesse caso, a planta do pé vira para fora e acarreta na lesão dos ligamentos mediais (os ligamentos localizados no interior do tornozelo). 

 

Tratamento para entorse no tornozelo

O tratamento mais adequado vai depender do grau da torção que o paciente apresenta. Confira as características de cada um:  

  • grau 1 – entorses considerados mais leves, pois ocorre apenas microlesões nos ligamentos
  • grau 2 – entorses caracterizados pela  ruptura parcial dos ligamentos 
  • grau 3 – entorses caracterizados pela ruptura total dos ligamentos

 

Em casos mais leves, o paciente  poderá ser tratado com analgésicos para controlar a dor, repouso e gelo (ou compressão) no local.

Já nos casos de grau 2, provavelmente a mobilização do tornozelo será necessária. Nessa situação, o paciente precisará usar bota ortopédica ou gesso. Logo em seguida, ele poderá ser acompanhado por um fisioterapeuta.

Os entorses de grau 3 são  considerados mais raros. Nessa situação, o ortopedista avaliará  o caso do paciente e verificará se será necessário uma intervenção cirúrgica ou não. No caso de instabilidades crônicas, por exemplo, pode ser que a cirurgia seja necessária. 

 

Procure um médico especialista!

Se quiser garantir um bom tratamento, antes de tudo, você precisa de um diagnóstico precoce e seguro que venha de um bom ortopedista. E claro, se ele for especialista em tornozelo, melhor ainda, né? Nesse caso, você precisa entrar em contato com o Dr. Eduardo Fanchin Rocha!

O Dr. Eduardo Fanchin Rocha é ortopedista especialista em pé e tornozelo, ou seja, ele tem a experiência completa para te garantir o melhor tratamento possível. Além disso, a sua especialidade envolve exatamente o diagnóstico e o tratamento de todas as doenças e fraturas relacionadas ao tornozelo.

Acesse o blog do  Dr. Eduardo Fanchin Rocha agora mesmo e agende já a sua consulta! E claro, se quiser ficar por dentro de outras patologias e lesões que afetam o tornozelo, não deixe de acompanhar os outros conteúdos que estão disponíveis lá!

Picture of Eduardo

Eduardo

Comente!

Outras postagens

Doenças
Eduardo

DOR NA SOLA DO PÉ: COMO TRATAR

A fascite plantar, característica por causar dor na sola do pé, é uma condição que pode acometer parte da população ao longo da vida. A

Leia Mais »

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Ok”, você concorda com a utilização de todos os cookies.