O futebol é um dos esportes mais populares no mundo, com aproximadamente 200.000 jogadores profissionais e 240 milhões de praticantes amadores. Ao praticar o esporte os membros inferiores são os mais acometidos, sendo que cerca de 65% das lesões ocorrem nos pés e tornozelos como:
- Entorses do tornozelo
- Escoriações e contusões
- Fraturas
- Lesões de cartilagem (osteocondrais) do tálus
- Lesões tendinosas
- Síndrome do impacto anterior do tornozelo
Prevenção
Para evitar problemas musculares e lesões ao jogar futebol, o ideal a fazer é:
Ter um bom programa de aquecimento antes e após praticar o esporte. Exercícios com chutes podem levar a traumas musculares sem um bom programa de aquecimento e alongamento.
Caneleiras reduzem drasticamente a severidade das contusões de partes moles e das fraturas das pernas.
Ter auxílio de treinamento profissional;
Se você sofrer alguma lesão durante o jogo procure imediatamente um ortopedista para o diagnóstico e tratamento corretos. Atletas que retornam a jogar sem uma total recuperação lesional tem um risco muito maior de sofrer nova lesão. Esparadrapagem e enfaixamentos do tornozelo podem levar a uma falsa sensação de segurança e não garantem um retorno precoce.
Apesar da maioria das lesões do pé e tornozelo poderem ser tratadas conservadoramente, lesões complexas necesssitam reconstrução anatômica para permitir uma rápida recuperação com retorno precoce para o futebol.
O Doutor Eduardo Fanchin Rocha é ortopedista especialista em pé e tornozelo e atende na Clínica Artro, em Curitiba. Acesse o blog do Dr. Eduardo Rocha para ler mais sobre tratamentos e cirurgias de pé e tornozelo.