Cuidados com o Pé: Como prevenir dores

A dor nos pés pode ser um empecilho para realizar as atividades do dia-a-dia, ainda mais para quem não sabe a causa deste incômodo e sofre constantemente com esse mal.

Pesquisas apontam que 1 em cada 10 pessoas sentirá dor no calcanhar em algum momento da vida. Muitas vezes, essas dores são ocasionadas por sobrecarga, falta de absorção de impacto, uso de calçados desconfortáveis ou decorrentes de algumas patologias.

Por isso, é necessário entender sobre o assunto e buscar alternativas para prevenir e tratar as dores no pé. Saiba mais sobre o assunto a seguir!

 

Causas das dores nos pés

 

As dores nos pés normalmente são causadas por excessos, como a sobrecarga na região, estar acima do peso corporal, impacto constante e até mesmo uso de determinados tipos de calçados, como os saltos.

Alguns exercícios físicos podem ajudar a fortalecer a musculatura, prevenindo lesões e até mesmo ajudando no tratamento quando o processo de inflamação já está instalado.

Algumas patologias também podem causar dores nos pés. Confira no próximo tópico!

 

Principais doenças que causam dores nos pés

 

1.Esporão calcâneo

O esporão calcâneo, também conhecido como “osso calcanhar”, consiste em um crescimento anormal do osso, formando uma saliência com depósito anormal de cálcio. Geralmente, o esporão se localiza na parte inferior do calcâneo, ou seja, na sola do pé.

2.Fascite plantar

A fascite plantar, que pode ser chamada de “fasceíte plantar” também, é uma inflamação da fáscia, que é o tecido fibroso que se estende do osso do calcanhar até os dedos dos pés. Essa região é coberta de gordura para absorver os impactos. Quando acontece a inflamação da fáscia, ocorre uma dor intensa no calcanhar.

  1. Tendinite do calcâneo

É uma condição de dor na parte final do tendão de aquiles, ou na parte posterior do calcanhar, que é sentida com mais intensidade ao virar o pé para cima. A tendinite pode aparecer com o uso exagerado de sapato de salto alto.

  1. Joanete

Esta é uma dor na lateral do pé causada por um desvio ósseo. Normalmente, a joanete é mais frequente nas mulheres, especialmente pelo uso de salto alto e bico fino por tempo prolongado. Essa alteração óssea pode causar dor e, muitas vezes, a região fica inflamada.

  1. Calos e Calosidades

Os calos e calosidades são, normalmente, causados por pressão ou atrito nos pés, principalmente em superfícies ósseas, como calcanhares e metatarsais (ossos dos dedos).

As calosidades são vistas como um tampão queratótico, do tamanho de uma ervilha ou maior, que pode se estender por outras regiões dos pés. Quando os calos não são tratados de maneira adequada, pode ocorrer complicações, como bursites.

As calosidades duras ocorrem nas protuberâncias ósseas proeminentes, como na superfície plantar. Já as calosidades macias são mais comuns entre os dedos dos pés.

Grande parte dos calos e calosidades é provocada por calçados desconfortáveis, que comprimem os pés e causam lesões.

Caso você perceba qualquer incômodo e dores constantes nos pés, consulte um profissional da saúde para o diagnóstico e tratamento.

 

Como evitar dores nos pés

 

Em grande parte dos casos, a dor no pé pode ser aliviada apenas com repouso e realização de um escalda pés seguido de uma massagem no final do dia com creme hidratante, por exemplo.

Algumas outras indicações são:

  • Usar sapatos confortáveis e flexíveis;
  • Fazer exercícios com os pés, como rodar ou mexer o pé para cima e para baixo;
  • Evitar usar sapatos apertados, salto alto ou permanecer muito tempo de pé;
  • A massagem pode ser feita com creme hidratante ou óleo, mas também pode-se usar cremes ou géis com ingredientes anti-inflamatórios, como Diclofenaco ou Gelol.

 

Quando a dor é frequente e não alivia com as orientações acima, é recomendado uma consulta médica para que o médico faça o diagnóstico e indique o melhor tratamento para o seu caso.

 

Faça o seu tratamento com um especialista!

O Dr. Eduardo Fanchin Rocha é cirurgião ortopedista com vasta experiência na área de pé e tornozelo. Certificado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé e pela Associação Médica Brasileira de Tratamento por Ondas de Choque.

Tenha mais informações sobre as principais patologias do pé e tornozelo acessando o nosso site!

Eduardo

Eduardo

Comente!

Outras postagens

Doenças
Eduardo

DOR NA SOLA DO PÉ: COMO TRATAR

A fascite plantar, característica por causar dor na sola do pé, é uma condição que pode acometer parte da população ao longo da vida. A

Leia Mais »

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Ok”, você concorda com a utilização de todos os cookies.