Como tratar a torção no tornozelo

Quem nunca torceu o tornozelo? Uma torção dessas pode causar muita dor e incômodo, além de deixar as tarefas simples do dia a dia um pouco mais complicadas. E, por se tratar de uma lesão que pode acontecer com qualquer um, muitas vezes não damos a devida atenção.

E, apesar de ser uma lesão bem comum, será que os tratamentos que são feitos são os mais adequados? Existe mais de uma forma de torcer o tornozelo? E qual o motivo por trás dessa lesão? O que acontece com as articulações, nervos, tendões e ossos?

A fim de fornecer mais informações e ajudar quem está sofrendo com uma entorse, vamos falar  sobre o que é, porque ocorrem, como diagnosticar e quais são os tratamentos mais indicados para a torção no tornozelo. Se interessou pelo assunto? Continue a leitura para saber mais!

 

O que é e porque ocorrem as torções no tornozelo

 

A entorse no tornozelo é uma lesão dos ligamentos que acontece devido a uma torção no tornozelo. Quando alguém, acidentalmente, movimenta o tornozelo além do limite, o tornozelo é “torcido”. Este movimento pode levar os ligamentos a estirarem, ou mesmo, nos casos mais graves, a romper.

Os ligamentos são estruturas elásticas que permitem manter a articulação na sua posição correta. São eles que constituem os estabilizadores laterais do tornozelo e são os principais responsáveis pela estabilidade da articulação.

Normalmente, os ligamentos esticam até ao seu limite e depois voltam à sua posição inicial. A entorse ocorre quando o ligamento é forçado além de sua capacidade.

 

Como fazer o diagnóstico

Existem dois tipos de entorse do tornozelo. A inversão do pé, que se define por forçar a articulação para o lado de dentro é a mais frequente. Em casos mais raros, podem ocorrer entorses em eversão do pé, movimento contrário ao de inversão.

A lesão do ligamento lateral externo é a mais frequente e a maioria das vezes ocorre de forma incompleta, ocorrendo maioritariamente no entorse por inversão. Em alguns casos, a torção do tornozelo pode resultar em uma fratura e um de seus sinais é a dor intensa, incapacidade de apoiar o pé, e o surgimento rápido de um hematoma na região.

A recomendação assim que sofrer uma entorse é procurar um médico especializado para avaliação da gravidade da lesão. Até o momento da consulta, o ideal é evitar apoiar o pé e aplicar gelo no local.

Alguns exames podem ser feitos durante o diagnóstico: Raio X, ressonância magnética ou ecografia (ultrassom).

 

Tratamentos

 

O tratamento depende da gravidade da lesão. Para os casos mais simples, repouso, gelo, compressão e elevar o pé de tempos em tempos é o suficiente. O uso de medicamentos anti-inflamatórios  também pode contribuir para o fim da dor.

Em casos mais graves, as indicações anteriores são as mesmas, porém, aumentando o tempo de duração e também evitando andar e apoiar o pé no chão. Muletas e imobilização também podem ser necessárias.

Por fim, a fisioterapia também pode ser indicada. Os exercícios de reabilitação ajudam a prevenir a rigidez, aumentam a força do tornozelo e evitam problemas crónicos. A recuperação leva em torno de quatro semanas e varia em função da gravidade da entorse. 

É importante destacar que nem todo mundo consegue apoiar imediatamente o pé, no entanto, quando o tratamento é feito à risca, a recuperação é precoce.

 

Cirurgia

Em alguns casos, a indicação pode vir a ser a cirurgia. No entanto, essa forma de tratamento para a entorse não é muito comum. A operação é indicada para as lesões que não respondem ao tratamento médico e para os pacientes que sofrem instabilidade persistente no tornozelo após meses de reabilitação.

 

Cuidados quando você torce o tornozelo

 

Alguns cuidados podem ajudar a evitar entorses. Mantenha-se em forma com bom equilíbrio muscular, flexibilidade e força. 

“A prevenção das entorses do tornozelo é bem simples: faça aquecimento antes do exercício, fortaleça seus músculos, use bons sapatos, evite praticar exercícios cansado e preste muita atenção ao chão enquanto caminha!”, orienta Dr. Eduardo Rocha, especialista em patologias do pé e tornozelo.

 

Vale lembrar!

Um ortopedista deve ser consultado para um diagnóstico adequado. Uma entorse não tratada corretamente pode causar muitos problemas no tornozelo. O tratamento ideal e feito da maneira correta é o que garante a recuperação do paciente. 

O Doutor Eduardo Fanchin Rocha é ortopedista especialista em cirurgia do pé e tornozelo com vasta experiência no tratamento de lesões esportivas e deformidades e atende na Clínica Artro, em Curitiba. Acesse o site e saiba mais sobre o Dr. Eduardo Rocha e seus tratamentos.

 

Eduardo

Eduardo

Comente!

Outras postagens

Doenças
Eduardo

DOR NA SOLA DO PÉ: COMO TRATAR

A fascite plantar, característica por causar dor na sola do pé, é uma condição que pode acometer parte da população ao longo da vida. A

Leia Mais »

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Ok”, você concorda com a utilização de todos os cookies.