A fascite plantar é a inflamação da espessa faixa de tecido que conecta o calcanhar aos dedos dos pés, ao longo da planta do pé. A fascite plantar é a causa mais comum de dor no calcanhar.
O paciente é diagnosticado com fascite plantar quando a fáscia fica inflamada, gerando dores na planta do pé que podem ser difusas ou localizadas.
Sintomas:
- dor na sola do pé;
- sensação de queimação e desconforto, especialmente ao acordar ou após realizar algum tipo de exercício com impacto para o pé, como caminhar ou correr.
Causas principais:
– Obesidade (excesso de peso) com índice de massa corporal (IMC) maior que 30;
– Atividade desportiva com impacto (correr, saltar, ballet e dançar), ou quando as pessoas permanecem por largos períodos de tempo de pé;
– Pé cavo, pé plano ou padrões anômalos de marcha;
– Retração dos músculos posteriores dos membros inferiores;
– Secundária a doenças inflamatórias sistémicas.
Tratamento
Na maioria dos casos o tratamento inicial é conservador, podendo incluir medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, mudanças de hábitos para diminuição do peso corporal, reequilíbrio muscular, diminuição do impacto dos membros inferiores por restrição de atividades e mudanças de calçados.
Nos casos crônicos sem melhora dos sintomas, a utilização do tratamento por ondas de choque tem se mostrado bastante eficaz.
Tendinite do calcâneo
O tendão do calcâneo, conhecido popularmente como tendão de Aquiles, é um tecido conjuntivo firme e fibroso, que ajuda na realização do movimento dos músculos e está localizado na parte posterior do pé, mais ou menos na parte de trás do calcanhar.
Esse tendão é o mais forte do corpo humano, suportando muitas vezes o peso do corpo e permitindo que o ser humano ande ou caminhe, porque ele conecta os músculos da panturrilha com o osso do calcanhar.
Quando, por algum motivo, esse tendão se torna inflamado, causando dor e incômodo para o paciente, ele recebe o diagnóstico de tendinite do calcâneo.
A tendinite do calcâneo também é chamada de tendinite calcânea ou de tendinopatia calcânea.
Quais as causas da tendinite do calcâneo?
Existem muitas causas para a tendinite do calcâneo.
Uma das principais causas da tendinite do calcâneo é a realização de atividades físicas intensas ou de forma incorreta. Pacientes que são atletas de corrida, vôlei e futebol, por exemplo, costumam apresentar a tendinite do calcâneo como resultado do esforço repetitivo dessas atividades físicas.
Pacientes com obesidade e sobrepeso, ou que fazem o uso contínuo de sapatos de salto alto, também podem apresentar a chamada tendinite do calcâneo.
Por fim, doenças como o diabetes, ou falta de condicionamento físico, assim como o envelhecimento, podem aumentar as chances do paciente desenvolver a tendinite do calcâneo.
Quais os sintomas da tendinite do calcâneo?
Entre os sintomas da tendinite do calcâneo, podemos destacar:
- dor e incômodo no pé, na parte posterior do calcanhar;
- dor no pé, sendo pior ao acordar ou ao ficar por períodos de tempo sem se movimentar;
- dor no pé ao correr ou realizar atividade física;
- dor ou sensação de rigidez ao tocar o tendão e a panturrilha.
Caso a tendinite do calcâneo não seja tratada corretamente e o paciente desenvolva uma tendinite do calcâneo crônica, ela pode levar à ruptura do tendão, causando muita dor, dificuldade de ficar em pé e de caminhar.
Como é o tratamento da tendinite do calcâneo?
Existe uma série de medidas que podem ser adotadas para prevenir e tratar a tendinite do calcâneo. Além do uso de medicamentos e da aplicação de gelo, para que as dores sejam amenizadas no primeiro momento, em longo prazo, a tendinite do calcâneo pode ser tratada por meio de fisioterapia, reabilitação física e tratamentos como terapia por ondas de choque.
Uma resposta